Em 2001 começou entre nós a polémica dos rankings escolares com a divulgação pelo jornal PÚBLICO dos dados referentes a classificações internas (CIF) e exames (CE) do 12º ano. A publicação destes resultados alargou-se à generalidade da imprensa, com destaque para o EXPRESSO. Em 2002 o ME encomendou um estudo “sociológico” à UNL, coordenado pelo professor Sérgio Grácio, que introduziu o conceito de classificação “esperada”, em função do contexto escolar. A polémica gerada foi tanta que no ano seguinte, 2003, o ME decidiu disponibilizar um ficheiro Access com os resultados brutos dos exames nacionais. Deverá utilizar este ficheiro para realizar as tarefas propostas neste post. A fim de evitar o simplismo das médias, o ME passou a actualizar o Roteiro das Escolas.
Considere dois conjuntos de disciplinas com mais alunos:
Matemática e Ciências, composto pelos seguintes exames:
435 – Matemática
102 – Biologia
142 – Química
Português e Literárias
139 – Português B
140 – Psicologia
128 - IDES
Verifica se são verdadeiras as seguintes afirmações:
1) média CE é menor que a média CIF em todas as disciplinas
2) desvio padrão das CE é maior que o desvio padrão das CIF em todas as disciplinas
3) médias CE são mais baixas no grupo Matemática e Ciências que em Português e Literárias
4) desvios padrão dos CE são maiores no grupo Matemática e Ciências que em Português e Literárias
5) diferença média CIF – média CE é maior no grupo Matemática e Ciências que em Português e Literárias
NOTA: Sugere-se que após a realização dos cálculos construa um Quadro Síntese para facilitar a interpretação dos resultados, com o desenho do que se apresenta abaixo.